Namoro Cristão

Compartilhe:

O que é o Namoro Cristão?

Como é bom ter uma pessoa ao nosso lado, como é bom ter alguém que nos complete, que nos faz ir além, que nos preenche de alma e coração, como é bom encontrar a nossa alma gêmea, quando iniciamos um namoro, devemos saber que é tempo de conhecer, tempo de desfrutar a vida com alegria e entusiasmo, namorar é uma fase que todos os casais já passaram, namorar é tempo de aprender o que é o amor, o que é confiar em alguém, é depositar nossa confiança em uma pessoa, é querer viver com ela todos os nossos dias, dar e receber.

Freqüentemente vemos muitos adolescentes, jovens, adultos namorando em parques, nas ruas, nos bancos, nas casas, nos sofás, no shopping, e cada um com seu jeito, com declarações, com promessas, com abraços e beijos, é hora de construir uma identidade juntos e se isso não acontece, o seu fim é iminente, porém, há um namoro que é cristão, o namoro Santo deve ser buscado pelos jovens Cristãos para assim constituírem uma família e darem um passo de cada vez em busca do matrimonio, vejamos abaixo o que é exatamente um namoro Cristão.

O namoro Cristão deve visar sempre uma comunhão em busca de uma união estável entre homem e mulher, união essa que é o casamento, todo o namoro que se é iniciado deve ter como objetivo o casamento, tendo como o centro da relação Jesus Cristo, levando sempre em consideração os mandamentos santos e respeitando-os dia a dia, é preciso ter maturidade para que possam se conhecer na simplicidade, é preciso que ambos tenham uma comunicação efetiva, que se entendam, que se respeitam, que busquem a Deus em primeiro lugar e que sempre pedem o auxilio de Jesus para que a relação possa se fortificar, sendo assim, sempre que for buscar alguém para namorar, reflita se com essa pessoa você esta disposto (a) a seguir além, digo até chegarem a um altar.

 

O Ato Sexual em um Namoro Cristão

 

Em relação ao ato sexual em um namoro Cristão ele não deve ocorrer, pois ele é destinado somente a casais que estão devidamente casados, em um namoro cristão o casal deve abster-se do sexo, pois se o mesmo não der certo, não há riscos nem para o homem e nem para a mulher, ambos permanecem puros para seguir sua vida adiante, em um namoro cristão em que Jesus é o centro, com certeza o casal encontrará prazer em diversas outras atividades, pois estarão observando as leis santas e preservando-se para o dia do matrimonio. Nessa fase de conhecimento é buscado um aprimoramento no campo psicológico e emocional de ambos e nunca no campo físico, é tempo de conhecer os gostos, os hobbies, as vontades, os desejos, é tempo de conhecer a alma, é hora de perceber os princípios, a moral, o modo de pensar de cada um e a grandiosidade da fé de ambos.

 

Controle para se ter um Namoro Cristão

 

Para assumir um namoro cristão é preciso ter muito controle, sim, acredito que em primeiro lugar é preciso ter controle sobre o seu corpo, é preciso dominar os seus desejos, é preciso saber que haverá tempo de esperar, que é necessário barrar o desejo por um período para mais tarde em um futuro matrimonio ambos tornaram-se uma só carne, e para se ter esse controle sobre o corpo, claro que é preciso ter maturidade espiritual, é preciso que a fé esteja fortalecida, é de extrema importância para quem quer assumir um namoro cristão conhecer os mandamentos de Deus, conhecer sobre a Santidade, conhecer os princípios para se ter um namoro cristão, o nosso espírito precisa estar em conexão com nosso Senhor Jesus Cristo, é preciso que sejamos cristãos verdadeiros, que a oração esteja em nossa vida todos os dias, que possamos renunciar a nós mesmos em busca de uma maturidade na fé, que o nosso espírito seja tão forte que possamos dominar todo o nosso corpo, é necessário também que tenhamos as nossas emoções, vontades e pensamentos sobre controle, e como no campo carnal, somente conseguiremos ter êxito sobre isso se nosso espiritual estiver fortalecido, é preciso ter equilibro, é necessário saber que estamos em busca de um namoro cristão, que possamos desfrutar a nossa juventude da melhor forma possível, que possamos dominar os nossos desejos e colocar sempre, em primeiro lugar o nosso Senhor Jesus Cristo.

 

Regras em um namoro Cristão

 

Em um Namoro Cristão existem algumas regras para serem seguidas para que tudo transcorra dentro do esperado e o namoro possa ser santificado, sendo estas:

 

– Deus em primeiro lugar (Ambos devem saber que servem a um único Deus e salvador, e devem compactuar da idéia que Deus é o centro da relação, sendo assim, a vontade de Deus deve ser sempre suprema, Deus é quem rege e é Ele quem direciona os passos de ambos)

 

– O rapaz é quem deve pedir a moça para namorar (mesmo que seja “comum” atualmente a moça pedir o rapaz para namorar, contando que há muitos jovens muito tímidos e por outros motivos, o ideal é que o rapaz é quem faça esse pedido, pois sendo o homem o líder, é ele quem deve iniciar o namoro, cabendo a ele fazer o pedido)

 

– Pedir Permissão aos Pais (Pode até parecer meio antiquado, mas sim, é muito importante obter a permissão dos pais para o namoro, a benção materna e paterna é muito importante para o fortalecimento do casal, tanto os pais da moça e do moço devem estar de comum acordo, pois em um relacionamento onde os pais não concordam, ocorrem muitos conflitos, lembrando que essa benção não é final, mas deve-se fazer de tudo para obtê-la)

 

Condição para se Iniciar um Namoro Cristão

 

O namoro deve ser iniciado com toda a liberdade e simplicidade possível, ninguém deve ser pressionado e nem obrigado a namorar com alguém, deve ser um relacionamento livre, sem amarras, sem impor condições, o namoro cristão deve ser iniciado com certeza, com a consciência de ambos, pois se um dos dois não quiser que assim seja, é muito improvável que o namoro cristão torna-se uma realidade, o casal deve ser um para o outro de corpo e de mente e por isso, ambos devem saber o caminho que estão pegando, devem ter os mesmos princípios e estarem centrados na mesma idéia, sendo assim, se você é cristão, encontre uma mulher cristã, se você é cristã, encontre um rapaz cristão, entendo que nos dias atuais é difícil de encontrar pessoas com essa mentalidade, mas comece a ir aos lugares certos e tenho certeza que as encontrará.

Lembre-se que tudo tem o seu tempo e a sua hora, nunca se precipite para começar a namorar, muitas vezes pessoas ao seu redor podem tentar fazer-te namorar com o primeiro (a) que aparece, mas nunca comece um namoro sem ter a certeza que realmente essa pessoa mexeu com você e você está disposta a seguir a sua vida com ela, muito menos procure casar-te antes do tempo, o namoro é a fase que mais deve durar, somente deve-se pedir a mão dela em casamento se você tiver a plena certeza, a certeza concreta que já conhece a pessoa ao ponto de viver pelo resto da sua vida com ela, quando não restarem mais duvidas que ela é a pessoa certa, quando você já namorou o tempo suficiente para conhecer seus melhores e piores momentos, quando você já viu sua felicidade e sua tristeza, quando você já tiver presenciado a glória e a queda, quando nada mais te fará desistir dessa pessoa, pois lembrem-se: casamento é para toda a vida, nada de pensar que ah porque existe divorcio, para Deus isso não existe, quando Deus vos unir será para sempre, tenha certeza disso.

 

Quando é amor de verdade

 

Se você quer alguém por sua beleza, pode deixar de querer, pois o tempo passa e a beleza vai-se embora, se ama alguém por sua inteligência, isso não é amor, é admiração, com o tempo namorando verás que não sente mais nada, apenas admiração por seu conhecimento, se ama alguém porque essa pessoa pode te dar uma vida dos sonhos, isso muito menos é amor, isso é interesse, cuidado com isso, você pode acabar se arruinando e ser tão infeliz como nunca imaginou, se você ama alguém com todas as suas forças, mas não consegue descrever porque o ama, isso sim é amor, isso vem de dentro, e o tempo mostrará se de fato você são um para o outro, o amor não se define, o amor se sente, é um sentimento que brota de dentro e quando estamos perto da pessoa amada, temos reações que normalmente não teríamos, como começar a tremer, começar a enrolar as palavras, ficar mudo, deixar de prestar atenção nas coisas que estão ao nosso redor, isso são sintomas de um ser apaixonado, se você se sente assim, considera-se um apaixonado, e procure assumir uma relação conforme os princípios de Deus.

 

Como deve ser o Noivado Cristão

 

Quando chegar o momento de pedir a mulher em noivado (lembrando que o correto esse é o papel do homem) ambos devem já ter a certeza da realização como casal, somente pede-se a mulher em casamento quando a relação já estiver muito fortalecida, quando os dois já estiverem unidos de tal modo que já passaram por grandes barreiras e dificuldades e nada foi capaz de separá-los, na vida de um casal acontecem muitos conflitos, não espere entrar em uma relação e esperar que a vida seja somente rosas que não vai ser, se no período de namoro muitas forças já tentarão separar um casal, muitas mais em seu noivado, haverá pessoas contra a relação, haverá mentiras, calunias, farsas e muitas pessoas que se farão de amigos (as) mas na realidade querem apenas ver o fim da relação, seja por ciúmes, seja por inveja, ou qualquer outro motivo, sendo assim o casal deve sempre rezar e confiar um no outro, pois se ambos estiverem centrados em Jesus nada será capaz de derrubar esse casal, nada será capaz de separar um casal que Deus uniu e a relação se fortalecerá como a arvore que cria profundas raízes e depois nada é capaz de derrubá-la, por isso é importante ter-se passado por esses momentos para que a relação já esteja bem fortalecida.

Se durante o namoro forem seguidas as instruções para se ter um namoro cristão saudável, no noivado não será diferente, o noivado será a concretização de tudo o que o casal já viveu, é tempo de ter a certeza, é tempo de saber que a estrada não terá volta, que os desafios serão grandes, mas que na certeza de uma relação cristã tudo dará certo, o modo de agir e de se comportar continua sendo os mesmo, em relação a parte física, continua proibido o ato sexual, não jogue fora o que já conquistou até aqui, podem acariciar-se, abraçar-se e se beijarem, mas cuidado ao acariciar certas partes do corpo para que não se inflame o desejo da paixão, em breve vocês terão esse momento e será inesquecível.

 

Benefícios de um namoro cristão

 

Você deve estar se perguntado, mas e quais são os benefícios de seguir uma vida desse modo, o que eu ganho com tudo isso, será que vale mesmo a pena esperar? Digo-te com toda a certeza. Sim, com o namoro cristão o casal desenvolve habilidades que um casal que não tiveram um namoro cristão não terá, habilidades que será capaz de fazer essa união ser para sempre, habilidades que nada Será capaz de separar esse casal, confira algumas:

 

– Paciência (Vocês já perceberam que essa é uma habilidade que terão que desenvolver e se a desenvolverem, superarão muitas ocasiões que um casal sem essa experiência não suportariam, saberão esperar e salvarão o casamento em várias ocasiões)

 

– Maturidade (Quanta maturidade vocês adquirirão, digo-vos maturidade emocional, a maturidade que vos fará ver a vida com novos olhos e firmará vossos passos como rocha)

 

– Sabedoria (O tempo nos traz conhecimento, e se vivido com um propósito, muita sabedoria nos é concedida, saberemos o momento certo para cada coisa, compreenderemos o que ninguém mais compreenderá, veremos o que ninguém vê e ouviremos como ninguém jamais ouviu)

 

O namoro Cristão tem tudo para agregar valor em sua vida, desejo do fundo do meu coração que você aceite esse desafio e põe em prática tudo o que é necessário para viver em santidade durante uma relação a dois, que Deus sempre vos abençoe vos ilumine. Amém!

Compartilhe: