O que é a Sexta Feira Santa?

Compartilhe:

A Sexta Feira Santa ou também conhecida como Sexta feira da paixão é a sexta feira que acontece antes da páscoa, é o dia em que nós Cristãos relembramos a morte de Jesus Cristo no Calvário, é o dia que os Cristãos relembram a Crucificação de Jesus, a Sexta feira Santa é um feriado Santo que pode mudar de data a cada ano, pois sempre ocorrerá na sexta feira que antecede o domingo de Páscoa, é um feriado nacional que ocorre em muitos países do mundo e em grande parte do ocidente, em especial a nações com a maioria católica.

A morte de Jesus Cristo na cruz tem muito a nos ensinar, primeiro que Cristo nos ensinou que a vontade de Deus Pai deve prevalecer sobre a nossa, vemos em Mateus 26, 39 “Adiantou-se um pouco e, prostrando-se com a face por terra, assim rezou: Meu Pai, Se é possível, afasta de mim este cálice! Todavia, não se faça o que eu quero, mas sim o que tu queres”. Jesus embora gostasse de ser livrado do cálice da morte, sabia que a vontade de Deus Pai é a que iria prevalecer, como rezamos na oração do Pai Nosso, “Venha nós o vosso reino,seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu”, e é assim que devemos proceder na nossa vida, mas será que realmente estamos fazendo a vontade de Deus acima da nossa? Será, que mesmo sabendo o caminho que Deus tem para nós, nós não pegamos o nosso próprio caminho? Quantas vezes estamos dispostos a fazer a vontade de Deus se esta for contraria a nossa? Jesus nos ensinou que Deus sabe o que realmente é o melhor para nós e para que o plano de Deus seja realizado em nossa vida é necessário que estejamos atentos ao caminho que Deus tem para nós e jamais deixar de fazer a sua vontade.

Jesus viveu como homem e sofreu na sexta feira da morte na cruz, sentindo todas as dores e sofrendo a cada segundo pregado naquela cruz, Jesus pagou por cada um de nossos pecados para que hoje nós possamos ser livres, Jesus veio para nos dar livre acesso a Deus, veio para nos trazer a boa nova, a palavra santa e os mandamentos de Deus, diz uma história que havia certo pastor andando por uma estrada e então avistou um menino com 3 passarinhos em uma gaiola e então o pastor o perguntou: Onde você vai com esses passarinhos, o que você vai fazer com eles? E o menino respondeu: vou levá-los para casa, vou maltratá-los, vou tirar-lhes as penas, vou brincar com eles e vou matá-los, e então o pastor ouvindo isso, lhe disse: quanto você quer por eles? O menino riu e o respondeu, o que você quer com eles? Eles não prestam, eles não valem nada, o pastor voltou a perguntar-lhe quanto o menino queria e então o menino concordou e disse: quero 10 dólares por cada um, e o pastou prontamente o pagou, pegou-os e os soltou, assim podemos resumir o que aconteceu com Jesus na Sexta Feira Santa, O Diabo estava brincando com as pessoas e Jesus lhe perguntou: O que você está fazendo com eles? Assim o Diabo respondeu, estou me divertindo com eles, estou ensinando-lhes a roubar, a matar, a mentir, a enganar, a trapacear, a trair uns aos outros, a se divorciarem, a usarem drogas, a se desentenderem, a brigarem… e então Jesus lhe perguntou: O que você quer por eles? O Diabo lhe respondeu: Por que você os quer? Eles não servem para nada, eles só sabem fazer o mal, a praticar injustiças, você não vai querer comprá-los e Jesus voltou a perguntar-lhe, O que você quer por eles e então o Diabo respondeu: Ah se os quer realmente, o preço é a sua morte, e assim Jesus pagou, pagou cada lágrima, cada ferida, cada sangue, cada dor por cada um de nós, para que hoje, nós sejamos livres e podemos escolher o nosso próprio caminho.

Sexta Feira Santa é o momento de refletir sobre o verdadeiro significado da morte de Cristo, as portas que Ele nos abriu, o caminho que Ele nos deixou, os ensinamentos que ele nos deu, lembramos a morte de Cristo, assim como nós nos lembramos de datas especiais em nossas vidas, como a data do nosso nascimento, por exemplo, todos os anos a festejamos pelo motivo de um dia termos nascido, a data do nosso casamento, do nascimento de nossos filhos e assim por diante, Jesus pagou por nossos pecados, por isso devemos refletir sobre isso na sexta feira Santa, uma data especial que deve ser levada a sério por nós Cristãos.

A morte de Cristo na Sexta Feira Santa fez parte do seu processo de ressurreição no Domingo de Páscoa, Jesus cumpriu o plano de Deus em sua vida e nos mostrou que a morte não é o fim, que a morte não pode acabar com a vida de um cristão, mas que há uma vida eterna, que Deus é o Deus da vida, que há uma vida além dessa, que a alma, a alma é imortal!

A Paz de Cristo!

Compartilhe: