Aconselhamento, Espiritualidade, Reflexão

Como Viver o Tempo de Natal?

fieldiscipulo / dezembro 19, 2016
Compartilhe:

Natal está chegando e com ele todo o clima que nos envolve, momento em que a família se reúne, relembram os momentos passados e fazem planos para um novo ano, a celebração de natal é muito comum e tem muito a nos dizer, as reuniões familiares, as trocas de presentes, a chegado do Papai Noel, quanta alegria, quanto entusiasmo, mas será que não está faltando nada? Será que o Natal é momento só de trocar presentes, de esperar a chegada do Papai Noel, de ver aquele parente que há tempo não víamos, de sorrir para quem não havíamos sorrido o ano inteiro, qual a reflexão que o natal vem nos trazer? Qual o seu verdadeiro sentido, será que estamos fazendo aquilo que deveríamos fazer ou estamos apenas seguindo um ritual que ao menos sabemos para que é e para que serve? Natal é muito mais do que apenas uma troca de presentes, deve ser muito mais do que apenas uma reunião em família, natal acima de todas as coisas é o nascimento do menino Jesus, Aquele que veio para transformar a humanidade e nos fazer crer na vida eterna, na ressureição e na misericórdia Divina, Natal é Chegada, é preparação, é renascimento, e nós, o que temos feito nesse tempo tão importante, como olhamos para dentro de nós? Será que estamos dispostos a fazer o nosso próprio renascimento? Será que podemos ver as nossas manchas internas e fazer com que o nascimento de Cristo nos lembre de que é hora de fazer nossa faxina interior?

Natal, tempo de conversão, tempo de cultivar as boas obras, é tempo de olhar para dentro de nós, como estamos em relação a nossa vida espiritual, o que temos feito para que nosso espírito seja alimentado? Será que não temos nos preocupado demais apenas com nosso corpo físico? Tantos planos, tantas promessas que vem nesse fim de ano, mas será que dentre essas promessas incluímos a nossa vida espiritual? Devemos passar por esse momento de natal, com um coração puro, com bons pensamentos e sentimentos, nos lembrando de nosso próximo e nos doando verdadeiramente, natal é tempo de sermos mais fiéis, mais verdadeiros em nossas promessas e mais amorosos com aqueles que estão a nossa volta, natal acima de qualquer coisa deve ser lembrado como tempo de conversão, tempo de deixar com que o menino Jesus venha até nós e nos ensine a viver como verdadeiros cristãos, como filhos de Deus e como irmãos em Cristo, que nossa fé seja realçada e que nossa sabedoria seja plena, não a sabedoria dos homens, mas a sabedoria Divina.

Natal é um momento maravilhoso em nossa vida para que possamos ver a nossa existência de uma maneira mais sublime, que nesse natal, o nosso egoísmo, as nossas mágoas, as nossas intrigas, as nossas raivas, nossos medos e prisões, fique para trás, que nesse Santo Natal, a transformação seja completa em nossas vidas, que não esperamos os presentes, mas que sejamos o primeiro a dar um pouco de nós aos outros, que o nosso sorriso seja verdadeiro, que o nosso abraço possa aquecer aqueles que por muito tempo tem esperado essa ação de nós, que deixamos de lado um pouco o nosso mundo e que possamos viver no mundo de nosso irmão, que a nossa convivência com o nosso irmão seja verdadeiramente um momento de caridade e amor ao próximo, que as palavras que dizermos, sejam verdadeiras e que possam tocar o coração daqueles que nos ouçam, que os nossos pensamentos sejam pensamentos de paz, de alegria, de amor, de misericórdia e de união, que o nascimento de Cristo, seja um marco em nossa existência e que possamos mudar o nosso coração e nosso modo de ser e agir, que o natal venha para que a transformação em nossa vida seja a mais positiva possível.

Que esse momento tão especial sirva para que possamos refletir sobre as nossas atitudes para com o nosso próximo, como temos agido com o nosso irmão? Temos amado ou temos julgado? Temos buscado soluções para os problemas do próximo ou temos pensado que o que acontece com o próximo não é problema nosso? O santo natal está chegando e são essas manias e jeitos que devemos mudar em nossa vida, sempre vale a pena se questionar, O que Jesus faria em meu lugar? Pense sempre, O que Jesus faria se estivesse em meu lugar? Tenho certeza que muita coisa vai mudar em sua vida, se questionando e colocando a vontade de Deus acima da sua em sua existência, somos humanos, não somos perfeitos, mas devemos sempre buscar soluções celestiais para nossos problemas, devemos procurar agir com santidade e amor ao próximo, observando os ensinamentos de Cristo e agindo com integridade sempre.

Viva esse Natal como nenhum outro, abra seu coração as necessidades de nosso próximo e principalmente, cuide da sua alma, alimentando-a e lhe dando conteúdo para que cresça e se fortifique sempre, que Jesus possa renascer em cada um de nós e que o nosso intimo seja transformado nesse santo natal, que possamos permitir que Jesus faça uma limpeza profunda dentro de cada um de nós, que deixamos as más manias que temos e que possamos viver em santidade, buscando o pão da vida e vivendo com Cristo a cada instante, que a cada dia possamos rezar, possamos ler a Bíblia Sagrada, possamos fazer o bem ao nosso próximo, que a nossa vida se torne um modelo de integridade e caridade, que não fechemos os olhos para as necessidades do nosso próximo, mas que o amor e a misericórdia sejam vivas em nossa existência, que a cada dia possamos sorrir verdadeiramente, amar sem disfarces, falar com verdade, aconselhar com sabedoria e viver em paz, que Jesus encontre um terreno fértil em cada um de nós e que faça a sua morada em nosso ser, que possamos ver o mundo com os olhos de Cristo, para que assim possamos ver o bem, que o nosso lar seja transformado e que nossa família se una em um só coração, seguindo o menino e assim como os reis magos o encontraram, que nesse dia tão especial nós também o possamos encontrar.

Compartilhe: