O que é Pecado?

Compartilhe:

O QUE É PECADO?

Atualmente, a palavra pecado vem sendo atribuída a comportamentos que são considerados “errados” segundo as leis bíblicas, as pessoas tem classificado o pecado, até mesmo por categorias, sendo alguns mais graves do que outros, as pessoas estão acreditando que pecados pequenos não fazem diferença, na realidade o que está acontecendo é que muitas vezes, temos que ter uma desculpa para cometermos algum pecado, tais como, o da mentira, da inveja, do desejo alheio, da cobiça, entre outros, nós como seres humanos, somos falhos, e sim, todos nós pecamos, e pecamos muito, continuamente, sabendo ou não sabendo acabamos cometendo vários pecados diariamente, no que muitas vezes, acaba até mesmo se tornando algum hábito na nossa vida, e isso jamais deve acontecer, o pecado deve ser evitado e para isso, é muito importante que saibamos o que de fato é um pecado.
Há uma frase muito interessante que diz “A diferença entre Santos e Pecadores, é o que cada um faz, em relação ao seu pecado” então, fica evidenciado, que todos nós como seres humanos, cometemos, diversos pecados, sendo religiosos ou não, mas o que nos difere, é a atitude que tomamos em relação ao pecado praticado, como procedemos em relação aos nossos pecados, será que estamos agindo da maneira correta em relação a isso, ou simplesmente fechamos os olhos do entendimento e ignoramos? Mas, qual deverá ser a nossa atitude em relação ao pecado cometido?
Vemos nas escrituras que Maria Madalena, tida por todos como uma pecadora que merecia ser apedrejada, chega até a presença de Jesus e ajoelhada, espera uma condenação, quando percebe que todos a sua volta estão com pedras nas mãos, mas, de cabeça baixa, atirada no chão, chora e se arrepende verdadeiramente do pecado cometido, Jesus, que por sua vez, estava ali para julgá-la, pois todos esperavam que Jesus a julgasse de acordo com a lei e acabaram se surpreendendo com as palavras de Jesus, certamente Jesus, viu o arrependimento nos olhos daquela mulher, diz aos que estão a sua volta: Quem não tiver pecado, que atire a primeira pedra. E assim, todos largaram as pedras que tinham nas mãos, pois sabiam, que todos, tinham pecados e assim, ninguém a poderia condenar, Jesus então lhe disse: “Vá, e não voltes mais a pecar.” Esse com certeza, é um ensinamento que deve ser real em nossa vida como Cristão, quando pecarmos e notarmos claro, que o que temos feito é um pecado, devemos primeiramente nos arrepender do pecado, mas se arrepender verdadeiramente, e buscar pelo perdão de Deus, e Deus, que é Pai de Misericórdia certamente lhe concederá o Perdão, claro, se você tiver se arrependido de verdade.
O QUE É PECADO SEGUNDO A BÍBLIA?

O que a bíblia diz sobre pecado
Há várias passagens bíblicas que falam sobre pecado, passagens onde os homens cometeram pecados, passagens sobre castigos dados em virtude de um grande pecado, assim como Deus fez a Davi, e assim, há varias exemplos sobre o pecado, segundo as escrituras sagradas o pecado tem 3 definições, que são:
#1 – NÃO ATINGIR O NIVEL
Deus tem as suas normas e nós como Cristãos devemos, estar dentro das normas de Deus para que possamos estar em plenitude comunhão para com ele, dessa maneira quando falhamos, quando não obedecemos as suas palavras ou desobedecemos os seus mandamentos, não estamos de acordo com a sua doutrina, não atingimos o nível para estarmos em consonância com a sua presença sem pecado, então, quando não atingimos o nível que Deus estabeleceu, encontramo-nos em pecado, para maiores referencias, leia “Romanos 3:23”
#2 – DISTORCER OU DESVIAR-SE DAS NORMAS
Para sermos discípulos de verdade, devemos obedecer as normas de Deus, e colocar em nossa vida tudo o que se refere a comportamentos e mandamentos deixados por Ele, por isso, não podemos e jamais devemos distorcer ou desviar-nos das normas de Deus, a Bíblia é um grande livro, e o livro de maior sabedoria para o homem viver em paz e em comunhão com Deus, dessa maneira, Jesus, no novo testamento, deixa vários mandamentos e nos ensina como devemos proceder em nossas vidas, para assim, sermos cristãos e alcançarmos a vida eterna, quando lemos as suas palavras na bíblia, não devemos distorcer as suas falas e nem inventar o que Ele não disse, devemos fazer o que Ele nos mandou e pronto. Caso distorcermos ou desviar-nos de suas normas, estaremos cometendo pecado, para maiores referencias, leia “Romanos 1:18”
#3 – REBELIÃO CONTRA AS NORMAS
Assim Que entramos em contato com os mandamentos Divinos, vemos, ás vezes, algo que possamos discordar e por isso, decidimos, não acatar aquela norma ou mandamento, por exemplo, você vê nos 10 mandamentos, não cobiçar a mulher do próximo, ai você pensa que isso não deve ser levado em consideração, caso você não chegue a cometer adultério, mas não é bem assim, devemos conhecer as leis de Deus e acatar as suas normas, na sua totalidade e não parcialmente, ou mesmo, rejeitar os mandamentos, isso é rebelião, para maiores referencias, leia “Romanos 8:7”
PECADO SEGUNDO A BÍBLIA
A Bíblia Sagrada, diz que o pecado já é parte de nós, que faz parte da nossa natureza, porém não significa, que não somos culpados por nossos pecados, porque somos nós que escolhemos se pecamos ou não, então, não procure justificar que a carne é fraca, ou que você é um pecador igual, não se esqueça do que a Bíblia diz, não podemos acumular pecado, sobre pecado, devemos estar sempre alerta e fazer de tudo para evitar o pecado, com toda a certeza, somos tentados diariamente, mas, depende de nós, unicamente de nós, se caímos em tentação ou não, Jesus nos deu o maior exemplo, quando sofreu a tentação no Deserto, quando foi tentado pelo Inimigo 3 vezes e o venceu em cada uma de suas tentações, pois se até Jesus sofreu suas tentações, imagine, nós, seres humanos que estamos em um mundo que segundo as escrituras, jaz no Maligno, no entanto, devemos ter o exemplo de Jesus, como nosso exemplo, somos capazes de vencer qualquer mal e qualquer tentação, segundo a Bíblia, NÃO há tentação que não podemos vencer, o que devemos fazer é nos fortalecer, para termos a força necessária e não cair em tentação, assim como rezamos o Pai Nosso.
COMO FORTALECER O NOSSO ESPÍRITO PARA NÃO CAIR EM TENTAÇÃO

o que fazer para não cair em tentação?
A tentação é frequente em nossa vida e por isso devemos assim como Jesus, vencê-la, embora seja muito difícil, devemos sempre nos manter fortalecidos para não cair em tentação, e para que possamos realmente nos manter fortes, devemos fazer com que nossa fé esteja fortalecida, devemos lembrar, do que Jesus nos disse acerca das tentação “Mantenha-se em Oração, para não caíres em tentação” nada melhor do que isso, devemos sempre manter-nos em oração, a nossa maior arma para vencer a tentação é a oração e por isso, devemos nos manter fortalecidos na oração, pois se estivermos em oração, nada nos fará cair em tentação, porque nosso espírito estará fortalecido.
No entanto, não pense que ir a missa ou ao culto uma vez por semana, vai fazer com que você esteja fortalecido, de nada adianta rezarmos uma vez por semana, se nos outros dias da semana, continuarmos a pecar e não rezarmos continuamente, no entanto, se rezarmos continuamente, diariamente, alcançaremos a força necessária para vencermos a tentação, é preciso, que a força da oração esteja em nós todos os dias e continuamente, então, faça da oração uma rotina em sua vida.
QUAIS SÃO OS TIPOS DE PECADOS?

 

Quais são os tipos de pecados?

Quais são os tipos de pecados?

Devemos lembrar que o pecado é a ação livre e consciente do homem, segundo a Igreja, o pecado pode ser classificado e para isso, citamos logo abaixo os tipos de pecados, na sua classificação:
PECADO VENIAL
Pecados veniais são os pecados mais leves, os que são geralmente perdoados, perdoados pela via extra-sacramental, na qual é feito um trabalho de obras penitentes. Vejamos alguns exemplos de pecados veniais:
– Mentiras, mesmo que sendo sem nenhuma importância.
– Omitir algum fato – Se falar o que não é verdade é pecado, também omitir um fato, ou não falar a verdade, também é considerado um pecado, pecado venial.
– Negligenciar as leis doutrinárias.
Os pecados Veniais, mesmo que em grande quantidade, não podem de maneira alguma a se tornarem um pecado mortal, eles jamais se tornam em pecados mortais e nem nos tira a graça de Deus sobre nós, contudo, com o costume da prática desses pecados, certamente, nós nos afastaremos de Deus a cada dia mais e isso, poderá causar ou propiciar no ato de se cometer um pecado mortal.
PECADO MORTAL
Pecados mortais é a falta moral que vai acabar com a graça Divina de nossas almas, fazendo com que rompamos a nossa amizade com Deus, é uma falta muito grave, que vista do meio teológico, faz com que Nos afastamos de Deus e deixamos de receber a sua graça, ignorando a sua paternidade.
Pecados mortais são pecados tais como, pecar contra o Espírito Santo e contra os 10 Mandamentos da lei de Deus que são:
#1 – AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS
Não é apenas dizer que ama Deus e na hora da prova, dizer que não é Cristão na primeira oportunidade, há Cristãos sendo mortos todos os dias por serem Cristãos e não negam isso por nada, enfrentando a morte tranquilamente e assumindo que Deus é seu redentor e Salvador, amar a Deus sobre todas as coisas, é saber que tudo que fizermos, temos que ter a aprovação de Deus e ter Ele como exemplo sempre.
#2 – NÃO PRONUNCIAR SEU NOME EM VÃO
Creio que esse seja uma das maiores falhas do ser humano, que acaba cometendo continuamente, nossa, quantas pessoas por qualquer coisa dizem: ah meu Deus, se esquecendo que cada vez que clamarmos o seu Santo Nome, Ele nos ouvirá e se atentará para nós, imagina quantas vezes, você chama o nome de Deus e nem percebe, que está o chamando.
#3 – Guardar Domingos e Festas de Guarda
Devemos sempre nos lembrar de que Deus quando Construiu o Mundo, o fez em 6 dias e descansou no sétimo, por que nós, não podemos trabalhar 6 dias e descansar no sétimo também? E mais, devemos usar o sétimo dia para louvá-lo e glorifica-lo, devemos usar esse dia, apenas 1 dia na semana, para integralmente, amar, pensar, refletir e buscar ainda mais a presença de Deus.
#4 – Honrar Pai e Mãe
Infelizmente hoje em dia, os filhos (a maioria, é claro, não podemos generalizar) já não respeitam os Pais e mães, como prediz a Lei de Deus, já não se pede benção, já não rezam juntos, e as vezes falta até mesmo o respeito familiar, tratando-os ás vezes, até mesmo com ofensas e palavras de baixo calão, não esqueça, se não fossem os pais, os filhos não existiriam, devemos ama-los sempre.
#5 – NÃO MATAR
Somente Deus que nos concedeu o dom da vida, sabe quando é a hora de voltarmos ao Pai, e ninguém mais, então, saiba, que Matar é um grave pecado, que nos afasta do amor total de Deus e rompe nossa Amizade com Ele, com grande ardor e sofrimento, nenhum tipo de morte é aceito por Deus, por nada e por nenhum motivo, então jamais mate, JAMAIS ABORTE, JAMAIS COMETA HOMICIDIO, JAMAIS COMETA SUICIDIO, JAMAIS COMETA EUTANÁSIA.
#6 – NÃO PECAR CONTRA A CASTIDADE
A castidade é claro, deve ser algo que devemos priorizar em nossa vida como Cristão, se és solteiro, permaneça assim, não vá atrás de prostitutas e nem de prazeres momentâneos, conserva-te para quando assumires um namoro Cristão e obter a graça de um casamento, esteja puro para o momento que vocês dois serão um só corpo e uma só carne.
#7 – NÃO ROUBAR
Não preciso nem dizer que roubar é pecado, e roubar em qualquer quantidade, não pense que só grandes roubos devem ser condenados, cada vez que você tira algo de alguém que não é seu, você comete pecado, então cuidado, roubo, sempre é pecado.
#8 – NÃO LEVANTAR FALSO TESTEMUNHO
Levantar falso testemunho é muito mais grave do que dizer uma mentira, é dizer uma mentira e ainda agregar essa mentira a alguém, é um pecado que causa grande sofrimento e perda, ninguém merece ser injustiçado, se sofrer por algo que não fez, então cuide com o que você dizer, antes fale uma palavra a menos, do que uma palavra a mais.
#9 – NÃO DESEJAR A MULHER DO PRÓXIMO
Isso vale para as mulheres também, não desejar o marido da próxima, rsrs, claro, não devemos fazer insinuações, desejar, cobiçar e cometer adultério com uma pessoa que já tem compromisso com outra pessoa, saiba, que você também não gostaria de perder o seu marido ou sua esposa, para outra pessoa, e desejar, não esqueça, o desejo já começa na nossa mente, então, procure, não pensar e nem imaginar coisas que infrinjam esse mandamento.
#10 – NÃO COBIÇAR AS COISAS ALHEIAS
Claro, que você pode ter o que ainda não tem, e deve fazer o máximo para conseguir, dento das leis de Deus, o que não pode acontecer, é você ficar cobiçando, tendo invejo, tentando destruir o que o outro tem, pelo simples fato de que você gostaria de ter aquilo. Não entre em uma batalha insana, a fim de destruir o teu próximo, Deus é o mesmo para todos nós, então, se quer algo, arregace as mangas e vá a luta.
O QUE É O PECADO CONTRA O ESPÍRITO SANTO

O que é o pecado contra o Espiríto Santo
Vemos nas sagradas escrituras, que Jesus, disse que todos os pecados serão perdoados, menos um, isso mesmo, há um pecado, que Jesus disse que não será perdoado, sabe qual é? Certamente, é o pecado contra o Espírito Santo, mas afinal, o que esse pecado e no que ele consiste para ser tão grave ao ponto de não ser perdoado, dentre todos os outros pecados, o Pecado contra o Espírito Santo é a Rejeição da graça de Deus, é a recusa da salvação, isso implica em uma rejeição completa a ação, assim como podemos encontrar em MC 3:29, na realidade também podemos contar como pecado contra o Espírito Santo, o pecado contra o amor, afinal, é o amor, entre o Pai e o Filho, o Espírito Santo, é amor, luz e vida e por isso devemos, sempre permanecermos no amor de Deus e aceitar a ação do Espírito Santo em nossa vida.
O Papa São Pio X em seu catecismo Maior, entre os anos de 1903 a 1914, também disse que há outros pecados, que devem ser considerados pecados contra o Espírito Santo, são eles;
#1 – Abrir mão da Salvação – Quando a pessoa perde a esperança na salvação, quando fica totalmente descrente ao fato de afirmar que a salvação não existe, que já crê mais na misericórdia Divina e nem em sua Salvação, acreditando muitas vezes, que já cometeu tantos pecados que sua salvação já está perdida, que nada que faça, fará com que Deus volte a amá-la como filha ou filho, e assim, não confia mais na piedade Divina.
#2 – Presunção da Salvação – Isso consiste ao contrário, do primeiro, é quando a pessoa, acredita que já não precisa fazer mais nada, pois já se considera salva, já se considera perfeita e que a salvação já é garantida para ela, é presumir que já alcançou a perfeição a santidade e que a certeza da salvação é clara em sua vida, se achando maiores do que os demais e achando que os outros são todos pecadores, mas só ela é perfeita e por isso sua salvação é garantida.
#3 – Negar a verdade conhecida como tal pelo magistério da Igreja – é o caso dos hereges, que não acreditam na palavra de Deus, que encontram falhas e não aceitam a doutrina porque ela é falha, e assim, não creem naquilo que a igreja esta pregando.
#4 – Inveja da graça que Deus dá aos outros – A inveja é um dos piores sentimentos que alguém pode ter, pois ela contamina o coração e faz nascer o ódio, por isso é de fundamental importância que nos livremos da inveja, ainda mais quando essa inveja, for por uma graça que alguém recebeu, julgando que a pessoa não deveria ter recebido aquela graça, ou que Deus não poderia ter dado um bem a alguém, por exemplo, quando uma mulher quer engravida e vê que sua vizinha engravidou antes do que ela, ele fica com inveja, porque está querendo engravidar e está demorando e se irrita, por que a vizinha engravidou antes do que ela.
#5- A Obstinação do Pecado – É quando você comete um pecado, mas segundo os seus critérios, você, não cometeu aquele pecado e permanece fazendo e cometendo o mesmo erro, continuas vezes, pois não aceita e não vê aquilo como um pecado, criando seus próprios critérios de avaliação e não aceitando as doutrinas já estabelecidas.
#6 – A impenitência final é o resultado de toda uma vida de rejeição a Deus – é quando você persiste no erro até no final, se recusando a se arrepender e penitenciar-se, recusando desse moda a salvação.
O MAL QUE O PECADO FAZ EM NOSSA VIDA
O pecado traz várias consequências para nossas vidas e com certeza, vai influenciar em nosso modo de ser, de agir de viver e ver a vida como um todo, por isso devemos permanecer sempre longe do pecado e manter-nos em constante oração para que possamos vencer as tentações. Há uma frase muito importante para refletirmos que diz o seguinte “O pecado não afasta Deus de Nós, mas afasta Nós de Deus.” Pense nisso sempre, Deus e amor, Deus é Misericórdia, como Ele mesmo disse, Deus Odeia o pecado, mas ama o pecador, pois sabe que somos seres falhos, e espera grandemente que quando cometemos algum pecado, tenhamos a humildade de nos arrepender, de reconhecer que cometemos um erro e pedir perdão por nossos pecado e voltar a vida com Cristo, Deus é Pai e assim como um Pai, espera que seus filhos falem com Ele, Deus quer o melhor para cada um de nós, por isso devemos sempre obedecermos para sentirmos o amor de Deus e fazer com que Deus permaneça em nossa vida, Por isso, reze, peça perdão, se arrependa e VIVA COM CRISTO!

O pecado deve permanecer longe de nossas vidas e isso só acontecerá quando estivermos em comunhão com nosso Senhor Jesus Cristo, por isso, faça da Oração uma rotina diária e sempre que pecar, não deixe de se arrepender e pedir perdão a Cristo.

Se você gostou desse Artigo, deixe seu comentário!

Compartilhe: