Quais as Diferenças entre Alma e Espírito?

Compartilhe:

Qual a Diferença entre a Alma e o Espírito?

Com certeza, essa é uma diferença que nos faz ficar em dúvida, para muitas pessoas a alma e o espírito são a mesma coisa, para outras, só existe alma, outras no entanto, só acreditam no espírito, mas, afinal, qual a diferença entre ambos, há diferença? Existe alma e espírito em nós? O que a Bíblia fala, a respeito disso?

Vemos na Bíblia Sagrada, que São Paulo, faz essa distinção entre Alma e Espírito, e em sua distinção, notamos que a alma humana é espiritual, o que em outras palavras, significa, que a nossa alma não é material, não é palpável, mas, espirito.

A alma humana, tem suas capacidades próprias, que lhe dão o seu significado e nos mostra o seu verdadeiro sentido em nós. A primeira delas, é a característica da Inteligência, o que nos faz entender, sua segunda característica é a capacidade de querer, a característica do desejo, de querer ou de desejar, e a terceira característica de nossa alma é a característica do sentimento, de nos fazer sentir, a característica da sensibilidade.

A forma que a alma nos faz sentir, não é a mesma que a do corpo, quando alguém nos fere fisicamente, sentimos dor, claro, agora, quando alguém nos fere com suas palavras, também sentimos a dor, mas, já não é no corpo, mas, sim, em nossa alma. São sentimentos, como alegria, tristeza, amor, ódio, raiva, todos esses sentimentos não são sentidos no corpo, mas sim, na alma.

A alma, está sempre ligada ao nosso corpo, mas com suas funções próprias.

O que a Bíblia diz sobre o a Alma e o Espírito?

Na citação de São Paulo, que ele diz, que a Palavra de Deus é como uma espada de dois gumes, que penetra entre a alma e o espírito, é como se ele queria dizer, que a palavra de Deus, penetra tanto em nossa forma de sentir, na nossa sensibilidade (alma) como na nossa forma de raciocinar, na nossa inteligência (espírito).

Portanto, a questão da Espírito, vemos, que faz parte da nossa inteligência, que é lá que mora aquilo que cremos, que acreditamos, a imagem de Deus, o saber, o discernimento do certo e do errado, do bem e do mal, com isso, é muito mais difícil para o nosso inimigo nos atacar por esse ponto, pois é ali que mora nosso entendimento.

O Corpo, Alma e Espírito, são unidos entre si, mas, cada um com suas características, temos, portanto, corpo, alma e espírito, que nos mantém, e nos faz ser como somos, pensar como pensamos e agir como agimos, fazendo de nós, seres humanos completos.

Alma e Espírito

As Palavras Alma e Espírito aparecem várias vezes na Bíblia Sagrada, em cada colocação, elas vem com seu significado próprio, palavras usadas centenas de vezes, tanto no Novo, como no Antigo testamento, segundo as escrituras, notamos que a alma não sobrevive sem o corpo, pois, a mesma não pode andar por aí. Portanto só existirá a alma em nós, em nosso corpo, enquanto existir o corpo, vivo.

Também, notamos nas Sagradas Escrituras, que a alma é imortal, o que quer dizer, que o corpo físico não é condição para ela existir, nossa alma é imortal e permanecerá assim, após a morte do corpo.

O Espírito se analisado a partir do velho testamento, notamos menções a respeito do nosso Espírito, como o mesmo sendo “vento” ou simplesmente “sopro”, é tido como a essência que Deus nos transmite, e claro, o fator que torna cada um de nós seres humanos únicos.

Em muitas ocasiões Espírito e Alma, parecem ser uma coisa só, parece que seus significados em algumas passagens Bíblicas, sejam os mesmos, mas há uma distinção entre ambos, como notamos na expressão de S. Paulo, ao se referir que a espada penetra entre a Alma e o Espírito, se citou a alma e o espirito, como coisas distintas, certamente há essa distinção.

E Agora, quero saber, qual a sua opinião sobre esse tema? Deixe seu comentário!

 

Compartilhe: