O que você precisa saber para se casar na Igreja Católica

Compartilhe:

Casamento na Igreja Católica

Quanto o casal está noivado e o próximo passo é o casamento religioso, muitas dúvidas podem surgir e nem sempre estamos preparados para seguir os passos seguintes, vamos ver hoje o que precisamos saber para fazer o Casamento na Igreja Católica.

Primeiramente é preciso saber que é preciso seguir alguns procedimentos impostos por normas pré-estabelecidas no Código de Direito Canônico, caso for casar em uma outra igreja ou paróquia que não for a sua, o padre deverá ser avisado e comunicado sobre tal decisão.

Marcando a data do Casamento

A maioria das igrejas pedem um prazo de aproximadamente 1 ano de antecedência, para marcar a data. Porém o processo do casamento, deve ser iniciado com 3 meses de antecedência. A Igreja geralmente faz toda a parte dos requisitos burocráticos, dando prosseguimento ao Processo do Matrimônio numa Conservatória do Registro Civil.

Logo após esse processo estar pronto, é emitido um documento que autoriza o casamento ou o “Certificado de Casamento” que certifica que o casal está habilitado para se casar.

Agora é hora de fazer o curso de noivos, que é exigência da igreja, geralmente esse curso é ministrado por um padre com a participação de vários outros casais.

Cerimônia

Um momento muito esperado pelos casais, se não o mais esperado é o momento da cerimônia do casamento, a cerimônia é habitualmente feita dentro da igreja ou paróquia, pode ser realizada com uma missa completa, com comunhão ou apenas a cerimônia específica para a celebração do casamento ou matrimônio, que não inclui a comunhão.

É uma questão sempre conversada com o Padre e a decisão dos noivos devem ser esclarecidas ao sacerdote.

Outras questões que os noivos devem deixar esclarecidas ao padre é sobre o roteiro, os textos bíblicos e claro, os gestos simbólicos durante a cerimônia.

Decoração da Igreja

Vale lembrar que toda a decoração na Igreja, como o fundo musical da cerimônia devem ser autorizados pela Igreja, geralmente as igrejas celebram mais do que um casamento por dia, dessa maneira, busque conversar com os demais casais que irão casar no mesmo dia e busque ver a possibilidade de talves dividirem as despesas e ou eventuais decorações do ambiente.

Quanto custa para fazer o Casamento na Igreja

Certidão: É preciso verificar em cada cartório o valor cobrado, o valor pode ser bem diferente de um cartório para outro.

Decoração: Vai depender muito do tipo de decoração a ser escolhida, se for algo simples ou sofisticado, a quantidade de flores e a espécie delas e claro, a floricultura ou empresa especializada em decoração contratadas.

Custos/taxas cobrados pela Igreja: Vale aqui ressaltar também que as igrejas tem valores distintos, podendo ter uma variação muito grande de uma igreja para outra. Os encargos podem variar de R$ 1.000,00 à R$ 10.000,00. É muito importante verificar todas as taxas antes de iniciar o processo de entrada na documentação. Quando o casamento é realizado em uma igreja que não pertence a sua paróquia, geralmente é cobrado uma taxa extra.

Festa: O modelo de festa a ser feita ou não, vai depender muito de cada casal, e os custos para a festa irá depender de quanto o casal estará disposto a gastar ou tiver condições, tanto na contratação de músicos, de buffet e outras atrações.

IMPORTANTE

Fique atento e busque ter a certeza de ser feito um contrato, onde é descrito todas as taxas a serem cobradas, leia sempre com muita atenção, para não haver nenhuma surpresa para o casal depois do casamento, é hábito de muitas igrejas pedirem um cheque pré-datado ou um valor antecipado, mas toda a parte financeira deve ser muito bem conversada com o padre e deve ser acertado a maneira como será feito os pagamentos, sejam à vista ou parcelados.

 

Compartilhe: