10 Maneiras Comprovadas para ser Incrivelmente Feliz

Compartilhe:

10 Maneiras Comprovadas para ser Incrivelmente Feliz

É fácil pensar na felicidade como resultado, mas a felicidade também é um motorista.

Um exemplo: quando eu definitivamente encontrar maneiras de melhorar a produtividade pessoal (seja um despertar de um dia ou uma vida, ou coisas que você não deveria fazer todos os dias), provavelmente a melhor maneira de ser mais produtivo é apenas ser mais feliz . Pessoas felizes conseguem mais.

É mais fácil dizer do que fazer, certo?

Na verdade, muitas mudanças são fáceis. Aqui estão 10 maneiras baseadas na ciência de serem mais felizes da Belle Beth Cooper, Content Crafter no Buffer, a ferramenta de gerenciamento de redes sociais que permite programar, automatizar e analisar atualizações de redes sociais.

1. Exercício: 7 minutos podem ser suficientes

Pense que o exercício é algo para o qual você não tem tempo? Pense de novo. Confira o treino de 7 minutos mencionado no New York Times. Isso é um treino que qualquer um de nós pode fazer caber nos nossos horários.

O exercício tem um efeito tão profundo em nossa felicidade e bem-estar que é uma estratégia eficaz para superar a depressão. Em um estudo citado no livro The Happiness Advantage de Shawn Achor, três grupos de pacientes trataram sua depressão com medicação, exercício ou uma combinação dos dois. Os resultados deste estudo são surpreendentes: embora todos os três grupos tenham experimentado melhorias similares em seus níveis de felicidade no início, as avaliações de acompanhamento provaram ser radicalmente diferentes:

Os grupos foram testados seis meses depois para avaliar a taxa de recaída. Daqueles que tomaram a medicação sozinhos, 38% voltaram para a depressão. Aqueles no grupo de combinação estavam fazendo um pouco melhor, com uma taxa de recaída de 31%. O maior choque, no entanto, veio do grupo de exercícios: sua taxa de recaída foi de apenas 9%.

Você não precisa estar deprimido para se beneficiar do exercício, no entanto. O exercício pode ajudá-lo a relaxar, aumentar o poder do seu cérebro e até mesmo melhorar a imagem do seu corpo, mesmo que não perca peso.

Exploramos antes o exercício e analisamos o que faz nos nossos cérebros, como a liberação de proteínas e endorfinas que nos fazem sentir mais felizes.

Um estudo no Journal of Health Psychology descobriu que as pessoas que se exercitavam sentiam-se melhor em seus corpos, mesmo quando não viram mudanças físicas:

O peso corporal, a forma e a imagem do corpo foram avaliados em 16 machos e 18 fêmeas antes e depois dos 6 × 40 minutos de exercício e 6 x 40 minutos de leitura. Em ambas as condições, o peso corporal ea forma não mudaram. Vários aspectos da imagem corporal, no entanto, melhoraram após o exercício em relação a antes.

Sim: mesmo se sua aparência real não muda, como você se sente sobre o seu corpo muda.

2. Dorme mais: você será menos sensível às emoções negativas

Sabemos que o sono ajuda o nosso corpo a se recuperar do dia e a reparar-se e que nos ajuda a focar e ser mais produtivos. Acontece que o sono também é importante para a felicidade.

Em NutureShock, Po Bronson e Ashley Merryman explicam como o sono afeta positividade:

Os estímulos negativos são processados pela amígdala; memórias positivas ou neutras são processadas pelo hipocampo. A privação do sono atinge o hipocampo mais difícil do que a amígdala. O resultado é que as pessoas privadas de sono não conseguem lembrar memórias agradáveis, mas lembram boas lembranças sombrias.

Em um experimento de Walker, estudantes universitários privados de sono tentaram memorizar uma lista de palavras. Eles poderiam lembrar 81% das palavras com uma conotação negativa, como “câncer”. Mas eles poderiam lembrar apenas 31% das palavras com uma conotação positiva ou neutra, como “luz do sol” ou “cesta”.

O BPS Research Digest explora outro estudo que prova o sono afeta nossa sensibilidade às emoções negativas. Usando uma tarefa de reconhecimento facial ao longo de um dia, os pesquisadores estudaram como participantes sensíveis eram emoções positivas e negativas. Aqueles que trabalharam durante a tarde sem fazer sono tornaram-se mais sensíveis a emoções negativas como medo e raiva.

Usando uma tarefa de reconhecimento facial, aqui demonstramos uma reatividade ampliada à raiva e medo de emoções ao longo do dia, sem dormir. No entanto, uma soneca interposante bloqueou e até mesmo reverteu essa reatividade emocional negativa para a raiva e o medo ao mesmo tempo que aumentava as classificações de expressões positivas (felizes).

Claro, o quão bem (e quanto tempo) você dorme provavelmente afetará como você se sente quando você acorda, o que pode fazer a diferença em todo o dia.

Outro estudo avaliou como o humor dos funcionários quando eles começaram a trabalhar pela manhã afetou todo o dia do trabalho.

Os pesquisadores descobriram que o humor dos funcionários quando eles acertaram afetou a forma como eles sentiram o resto do dia. O humor precoce estava ligado a suas percepções de clientes e a como eles reagiram ao humor dos clientes.

E o mais importante para os gerentes, o humor dos funcionários teve um impacto claro sobre o desempenho, incluindo tanto o trabalho dos funcionários quanto o bem que eles fizeram.

3. Gaste mais tempo com amigos / família: o dinheiro não pode lhe comprar felicidade

Ficar em contato com amigos e familiares é um dos cinco principais remorsos dos moribundos.

Se você quer mais evidências de que o tempo com os amigos é benéfico para você, a pesquisa prova que isso pode torná-lo mais feliz agora, também.

O tempo social é altamente valioso quando se trata de melhorar a nossa felicidade, mesmo para os introvertidos. Vários estudos descobriram que o tempo gasto com amigos e familiares faz uma grande diferença para o quão feliz nós sentimos.

Eu adoro o jeito que o especialista em felicidades de Harvard, Daniel Gilbert, explica:

Estamos felizes quando temos família, estamos felizes quando temos amigos e quase todas as outras coisas que pensamos nos fazem felizes são, na verdade, apenas maneiras de obter mais família e amigos.

George Vaillant é o diretor de um estudo de 72 anos sobre a vida de 268 homens.

Em uma entrevista no boletim de março de 2008 aos assuntos do estudo Grant, foi solicitado a Vaillant: “O que você aprendeu com os homens do estudo Grant?” Resposta de Vaillant: “Que o único que realmente importa na vida são seus relacionamentos com outras pessoas”.

Ele compartilhou informações sobre o estudo com Joshua Wolf Shenk no Atlântico sobre como as conexões sociais dos homens fizeram a diferença para sua felicidade geral:

Os relacionamentos dos homens aos 47 anos, ele descobriu, prediziam o ajuste tardio melhor do que qualquer outra variável. Os bons relacionamentos de irmãos parecem especialmente poderosos: 93 por cento dos homens que estavam crescendo aos 65 anos tinham estado perto de um irmão ou irmã quando mais jovem.

Na verdade, um estudo publicado no Journal of Socio-Economics afirma que seus relacionamentos valem mais de US $ 100.000:

Usando o British Household Panel Survey, acho que um aumento no nível de envolvimento social vale até £ 85,000 extra por ano em termos de satisfação com a vida. As mudanças reais na renda, por outro lado, compram pouca felicidade.

Eu acho que a última linha é especialmente fascinante: as mudanças reais na renda, por outro lado, compram pouca felicidade. Assim, poderíamos aumentar nossa renda anual em centenas de milhares de dólares e ainda não sermos tão felizes quanto gostaríamos se aumentássemos a força de nossas relações sociais.

O estudo de Terman, abordado no The Longevity Project, descobriu que as relações e a forma como ajudamos outros eram fatores importantes para viver vidas longas e felizes:

Nós achamos que se um participante de Terman sinceramente sentiu que ele ou ela tinha amigos e parentes para contar quando teve um tempo difícil, então essa pessoa seria mais saudável. Aqueles que se sentiram muito amados e cuidados, nós predizíamos, viveriam o mais longo.

Surpresa: nossa predição estava errada … Além do tamanho da rede social, o benefício mais claro das relações sociais veio de ajudar os outros. Aqueles que ajudaram seus amigos e vizinhos, aconselhando e cuidando os outros, costumavam viver até a velhice.

4. Sair mais para fora: a felicidade é maximizada a 57 °

Em The Happiness Advantage, Shawn Achor recomenda passar tempo no ar fresco para melhorar sua felicidade:

Fazer tempo para sair em um bom dia também oferece uma grande vantagem; um estudo descobriu que passar 20 minutos fora do bom tempo não só impulsionou o humor positivo, mas aumentou o pensamento e melhorou a memória de trabalho …

Esta é uma boa notícia para aqueles de nós que estão preocupados com o ajuste de novos hábitos em nossos horários já ocupados. Vinte minutos é um tempo curto o suficiente para gastar lá fora que você poderia encaixá-lo em sua viagem ou até mesmo sua hora de almoço.

Um estudo do Reino Unido da Universidade de Sussex também descobriu que estar ao ar livre tornou as pessoas mais felizes:

Ao ar livre, perto do mar, numa tarde de fim de semana quente e ensolarado é o local perfeito para a maioria. Na verdade, os participantes foram considerados extremamente mais felizes ao ar livre em todos os ambientes naturais do que estavam em ambientes urbanos.

A Sociedade Meteorológica Americana publicou pesquisas em 2011 que descobriram que a temperatura atual tem um efeito maior em nossa felicidade do que variáveis como a velocidade e umidade do vento, ou mesmo a temperatura média ao longo de um dia. Também descobriu que a felicidade é maximizada a 57 graus (13,9 ° C), então fique atento às previsões do tempo antes de sair para os seus 20 minutos de ar fresco.

A conexão entre produtividade e temperatura é outro tópico sobre o qual falamos mais aqui. É fascinante o que uma pequena mudança de temperatura pode fazer.

5. Ajude outros: 100 horas por ano é o número mágico

Um dos conselhos mais contraditórios que encontrei é que, para se sentir mais feliz, você deve ajudar os outros. De fato, 100 horas por ano (ou duas horas por semana) é o momento ótimo que devemos dedicar para ajudar os outros a enriquecer nossas vidas.

Se voltarmos novamente ao livro de Shawn Achor, ele diz isso sobre ajudar os outros:

… quando os pesquisadores entrevistaram mais de 150 pessoas sobre suas compras recentes, descobriram que o dinheiro gasto em atividades – como shows e jantares em grupo – trouxe muito mais prazer do que compras materiais, como sapatos, televisões ou relógios caros. Gastar dinheiro com outras pessoas, chamado de “gasto prosocial”, também aumenta a felicidade.

O Journal of Happiness Studies publicou um estudo que explorou esse tema:

Os participantes recordaram uma compra anterior feita para eles próprios ou para outra pessoa e depois relatou sua felicidade. Posteriormente, os participantes optam por gastar uma poupança monetária em si ou em outra pessoa. Os participantes designados para recordar uma compra feita para outra pessoa relataram sentir-se significativamente mais felizes imediatamente após essa lembrança; Mais importante ainda, os participantes mais felizes sentiram, mais provável eles escolheram gastar uma poupança inesperada em outra pessoa no futuro próximo.

Então gastar dinheiro com outras pessoas nos faz mais felizes do que comprar coisas para nós mesmos. Mas e a gastar nosso tempo em outras pessoas?

Um estudo de voluntariado na Alemanha explorou a forma como os voluntários foram afetados quando as suas oportunidades de ajudar os outros foram retiradas:

Pouco depois da queda do Muro de Berlim, mas antes do encontro alemão, a primeira onda de dados do GSOEP foi coletada na Alemanha Oriental. O voluntariado ainda era generalizado. Devido ao choque da reunião, uma grande parte da infra-estrutura de voluntariado (por exemplo, clubes esportivos associados às empresas) entrou em colapso e as pessoas perderam aleatoriamente suas oportunidades de voluntariado. Com base em uma comparação da mudança no bem-estar subjetivo dessas pessoas e das pessoas do grupo controle que não tiveram mudança no status de voluntariado, a hipótese é sustentada de que o voluntariado é gratificante em termos de maior satisfação de vida.

Em seu livro Flourish: A Visionary New Understanding of Happiness and Well-being, o professor da Universidade da Pensilvânia, Martin Seligman, explica que ajudar os outros pode melhorar nossas próprias vidas:

… nós cientistas descobrimos que fazer uma bondade produz o aumento momentâneo mais confiável do bem-estar de qualquer exercício que testámos.

6. Pratique o sorriso: reduza a dor, melhore o humor, pense melhor

O sorriso pode nos fazer sentir melhor, mas é mais eficaz quando o apoiamos com pensamentos positivos, de acordo com este estudo:

Claro que é importante praticar “sorrisos reais”, onde você usa seus soquetes oculares. (Você viu sorrisos falsos que não alcançam os olhos da pessoa. Experimente. Sente com apenas sua boca. Então, sorria naturalmente, seus olhos se estreitaram. Há uma enorme diferença em um sorriso falso e um sorriso genuíno.)

De acordo com a PsyBlog, sorrir pode melhorar a nossa atenção e nos ajudar a desempenhar melhor nas tarefas cognitivas:

O sorriso nos faz sentir bem, o que também aumenta nossa flexibilidade de atenção e nossa capacidade de pensar de forma holística. Quando essa idéia foi testada por Johnson et al. (2010), os resultados mostraram que os participantes que sorriam apresentaram melhores resultados nas tarefas de atenção que exigiam ver toda a floresta e não apenas as árvores.

Um sorriso também é uma boa maneira de reduzir algumas das dores que sentimos em circunstâncias preocupantes:

O sorriso é uma maneira de reduzir o sofrimento causado por uma situação perturbadora. Os psicólogos chamam isso de hipótese de feedback facial. Mesmo forçando um sorriso quando não sentimos que é suficiente para levantar o nosso humor ligeiramente (este é um exemplo de cognição incorporada).

7. Planeje uma viagem:

Ao invés de realmente tirar férias, simplesmente planejar férias ou sair do trabalho pode melhorar nossa felicidade. Um estudo publicado na revista Applied Research in Quality of Life mostrou que o maior pico de felicidade ocorreu durante a fase de planejamento das férias, já que as pessoas desfrutam da sensação de antecipação:

No estudo, o efeito da antecipação de férias aumentou a felicidade por oito semanas. Após as férias, a felicidade rapidamente caiu para os níveis de linha de base para a maioria das pessoas.

Shawn Achor também tem algumas informações sobre este ponto:

Um estudo descobriu que as pessoas que apenas pensavam em assistir seu filme favorito realmente aumentaram os níveis de endorfina em 27%.

Se você não pode demorar umas férias no momento, ou mesmo uma noite com os amigos, coloque algo no calendário – mesmo que seja um mês ou um ano na estrada. Então, sempre que precisar de um impulso de felicidade, lembre-se sobre isso.

8. Meditação

A meditação é muitas vezes considerada como um hábito importante para melhorar o foco, a clareza e a capacidade de atenção, além de ajudar a mantê-lo calmo. Acontece que também é útil para melhorar sua felicidade:

Em um estudo, uma equipe de pesquisa do Massachusetts General Hospital analisou as varreduras cerebrais de 16 pessoas antes e depois de participarem de um curso de oito semanas de meditação consciente. O estudo, publicado na edição de janeiro de Psychiatry Research: Neuroimagem, concluiu que, após completar o curso, partes dos cérebros dos participantes associados à compaixão e autoconsciência cresceram e as partes associadas ao estresse diminuíram.

A meditação literalmente limpa sua mente e acalma-se, muitas vezes é comprovado ser a maneira mais eficaz de viver uma vida mais feliz. De acordo com Achor, a meditação pode realmente torná-lo mais feliz a longo prazo:

Estudos mostram que nos minutos logo após a meditação, experimentamos sentimentos de calma e satisfação, bem como conscientização e empatia. E, a pesquisa mostra até mesmo que a meditação regular pode reabilitar permanentemente o cérebro para aumentar os níveis de felicidade.

O fato de que podemos realmente alterar nossa estrutura do cérebro através da mediação é mais surpreendente para mim e um pouco reconfortante que, no entanto, sentimos e pensamos hoje não é permanente.

9. Mova-se mais para o trabalho: uma breve viagem vale mais do que uma grande casa

Nosso deslocamento para o trabalho pode ter um impacto surpreendentemente poderoso em nossa felicidade. O fato de que tendemos a comutar duas vezes por dia, pelo menos, cinco dias por semana, não é surpreendente que o efeito se acumule ao longo do tempo e nos torne cada vez menos felizes.

De acordo com The Art of Manliness, ter uma longa viagem é algo que muitas vezes não percebemos que nos afetará de forma tão dramática:

… enquanto muitas condições voluntárias não afetam a nossa felicidade a longo prazo porque nos acalmamos, as pessoas nunca se acostumaram com o seu trabalho diário, porque às vezes o tráfego é horrível e às vezes não é.

Ou como o psicólogo de Harvard, Daniel Gilbert, afirmou: “Conduzir no trânsito é um tipo diferente de inferno todos os dias”.

Tendemos a tentar compensar isso por ter uma casa maior ou um trabalho melhor, mas essas compensações simplesmente não funcionam:

Dois economistas suíços que estudaram o efeito de deslocamentos na felicidade descobriram que tais fatores não podiam compensar a miséria criada por um longo trajeto.

10. Prática de gratidão: aumentar a felicidade e a satisfação

Esta é uma estratégia aparentemente simples, mas eu pessoalmente encontrei isso para fazer uma grande diferença para minha perspectiva. Há muitas maneiras de praticar gratidão, de manter um diário de coisas que você é grato, compartilhando três coisas boas que acontecem todos os dias com um amigo ou seu parceiro, e sair do seu caminho para mostrar gratidão quando os outros o ajudam.

Em um experimento onde os participantes tomaram nota das coisas que agradeceram por cada dia, seu humor foi melhorado apenas por essa prática simples:

Os grupos de gratidão-outlook exibiram maior sucesso em várias, embora não em todas, das medidas de resultado nos três estudos, em relação aos grupos de comparação. O efeito sobre o efeito positivo pareceu ser o achado mais robusto. Os resultados sugerem que um foco consciente nas bênçãos pode ter benefícios emocionais e interpessoais.

Os estudos do Journal of Happiness publicaram um estudo que usou cartas de gratidão para testar como ser grato pode afetar nossos níveis de felicidade:

Os participantes incluíram 219 homens e mulheres que escreveram três cartas de gratidão durante um período de 3 semanas. Os resultados indicaram que escrever cartas de gratidão aumentou a felicidade dos participantes e a satisfação da vida ao diminuir os sintomas depressivos.

Fato final rápido: tornar-se mais velho realmente o deixa feliz

À medida que envelhecemos, particularmente depois da meia-idade, tendemos a crescer mais naturalmente. Ainda há algum debate sobre o porquê isso acontece, mas os cientistas têm algumas idéias:

Os pesquisadores, incluindo os autores, descobriram que as pessoas mais velhas mostravam fotos de rostos ou situações tendem a se concentrar e lembrar mais os mais felizes e os menos negativos.

Outros estudos descobriram que, à medida que as pessoas envelhecem, procuram situações que levantarão seu humor – por exemplo, podando círculos sociais de amigos ou conhecidos que possam derrubá-los. Ainda outro trabalho descobre que os adultos mais velhos aprendem a deixar de perder e desiludir os objetivos não alcançados e a concentrar seus objetivos em maior bem-estar.

Então, se você achou que o envelhecimento o tornaria miserável, é provável que você desenvolva uma perspectiva mais positiva do que você provavelmente já tem.

Traduzido e Adaptado de: INC

 

Gostou desse artigo? Na lateral direita do site ou embaixo desse artigo (se você estiver no celular) você encontra um campo para preencher o seu Nome e E-mail, cadastre seu email e receba gratuitamente nossas publicações!

Compartilhe: