Posso chegar atrasado na Missa e Receber a Comunhão?

Compartilhe:

Posso chegar atrasado na Missa e Receber a Comunhão?

Vamos esclarecer mais uma dúvida que tira o sono de muitos Cristãos, posso chegar atrasado na missa e mesmo assim receber a comunhão? E se eu chegar atrasado na missa, por algum motivo do qual tenha sido por força maior? Vamos acompanhar ao longo do artigo essas respostas e esclarecer algumas questões referentes a essas dúvidas tão frequentes.

Direto ao assunto:

A resposta curta é “Uma vez que a Comunhão já não está sendo distribuída”. Em outras palavras, mesmo se você entrar na Missa durante a distribuição da Comunhão, e você é a última pessoa na linha da Comunhão, você pode receber a Comunhão (desde que, evidentemente, esteja disposto a receber o sacramento). A recepção da Sagrada Comunhão de forma alguma, depende da sua participação na Missa (desde que você ainda não tenha recebido Comunhão no mesmo dia).

Nosso dever de domingo:

A maioria dos católicos que fazem essa pergunta, confundiu a capacidade de receber comunhão com o cumprimento de nosso dever dominical. O dever do domingo é um dos Preceitos da Igreja, e diz que “Vocês devem comparecer à missa aos domingos e dias sagrados de obrigação e descansar do trabalho servil”.

O dever do domingo é um cumprimento do Terceiro Mandamento: “Lembre-se de manter o santo dia do sábado”. É obrigatório sob a pena do pecado mortal, então, se nós deliberadamente não o cumprimos, não podemos receber a Comunhão novamente até que sejamos confessados.

No entanto, esta é uma questão separada de saber se podemos receber comunhão sem participar de uma missa.

Se você vier a missa no domingo ou um Dia santo da obrigação no momento em que a comunhão estiver sendo distribuída, você pode receber comunhão, mas você não cumpriu seu dever de domingo. Para cumprir seu dever de domingo, você precisa comparecer a toda a Missa.

Se, sem culpa sua, você chegar atrasado, ou circunstâncias importantes exigem que você saia mais cedo, você ainda cumpriu sua obrigação de Domingo. Mas se você sair cedo para obter um assento melhor no buffet, ou você chegar atrasado porque você decidiu dormir, então você não cumpriu seu dever de domingo.

Receber comunhão não cumpre nosso dever Dominical

Você não precisa ter cumprido seu dever de domingo para receber a comunhão. Mas é muito importante saber de que receber a Comunhão, em si mesmo, não cumpre o seu dever de domingo, que se configura em participar de toda a Santa Missa. E, como eu notei acima, se você deliberadamente não cumprir seu dever de domingo, você não pode receber comunhão no futuro até você ter ido à confissão.

Então, aqui está a regra de ouro: se você chegar tarde à missa em um domingo ou um dia santo, por sua própria culpa, você ainda pode receber comunhão. Mas você precisará atender a outra Missa, no total, naquele dia para cumprir seu dever de domingo. (E você também pode receber comunhão naquela segunda Missa.)

Uma outra coisa a observar: nos dias em que não é obrigado a comparecer à missa (por exemplo, qualquer dia da semana que não é um dia santo), você pode receber uma comunhão uma vez sem ter participado da missa.

Na verdade, costumava ser prática comum em muitas paróquias para distribuir a Comunhão antes da Missa do dia da semana, durante a própria Missa e após a Missa, para que aqueles que não pudessem comparecer a toda a Missa ainda pudessem receber Comunhão diariamente.

Você pode chegar atrasado na Missa?

Como mencionado acima, o ideal e obrigação, segundo o 3° Mandamento, é participar de toda a celebração e não apenas parte dela, caso contrário, ainda não temos cumprido com nosso dever, contudo, vimos que chegar atrasado na Missa, não é motivo para nos impedir de comungar, mas devemos o quanto antes, participar de outra Missa, para cumprirmos com o nosso dever.

 

Gostou desse artigo? Na lateral direita do site ou embaixo desse artigo (caso você estiver no celular) você encontra um campo para preencher o seu Nome e E-mail, cadastre seu email e receba gratuitamente nossas publicações!

Compartilhe: